O ano de 2024 será marcado, no âmbito esportivo, pela Olimpíada de Paris, entre 26 de julho e 11 de agosto. A competição, que retorna à capital francesa após 32 anos, espera receber cerca de 10,5 mil atletas em 32 modalidades de competição.
O taekwondo fez sua estreia Olímpica em Sydney 2000, onde 103 atletas competiram nos Jogos. A competição de taekwondo de Paris 2024 terá 128 atletas no tatame – a mesma quantidade de todos os Jogos desde Beijing 2008.
Em busca desta vaga olímpica, temos o atleta de Mato Grosso do Sul, Luiz Felipe Aquino, que embarcou ontem (05), junto com seu técnico Mestre Fábio Costa, para o Canadá.
Este primeiro desafio – Canadá Open 2024 (8-10 fevereiro) – servirá de análise para a Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD, onde serão observados pelo Diretor Técnico da entidade para que sejam defninidos os atletas que irão disputar o pré-olímpico, que será realizado na República Dominicana nos dias 9 e 10 de abril.
Após o Canadá, Fábio e Luiz embarcam para os Estados Unidos em busca do lugar mais alto do pódio, competindo na categoria adulto até 58 kilos. O US Open será realizado em Reno, Nevada entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Neste evento, os atletas do Brasil estarão sendo avaliados novamente pela CBTKD.
Eles fazem um agradecimento especial à Confederação Brasileira de Taekwondo e ao Presidente Sr. Junior Maciel pela oportunidade. A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cidadania – SETESC e ao Secretário Sr. Marcelo Miranda e a Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul – FUNDESPORTE junto ao seu Presidente Sr. Herculano Borges por todo apoio na realização desse Sonho Olímpico.
Rumo a Paris 2024: confira o sistema de qualificação do taekwondo
A competição de taekwondo de Tóquio 2020 teve uma das mais diversas listas de medalhistas dos Jogos, com cinco dos oito campeões Olímpicos vindos de países que nunca viram atletas ganharem ouro no esporte.
À medida que novos campeões foram coroados, antigos favoritos tiveram que lidar com a decepção.
Para a equipe da República da Coreia, que lidera o quadro de medalhas Olímpicas de todos os tempos com 22 medalhas, incluindo 12 ouros, esta foi a primeira vez que eles voltaram de uma edição dos Jogos sem subir ao topo do pódio.
Mais medalhas de ouro históricas serão conquistadas nos próximos Jogos Olímpicos ou os ex-campeões se recuperarão no Grand Palais, na capital da França?
Tudo começa com a qualificação.
No total, 128 atletas vão competir na competição de taekwondo de Paris: 64 homens e 64 mulheres – exatamente o mesmo número das edições anteriores dos Jogos. Esse número inclui cotas de países anfitriões (dois por gênero) e vagas universais (duas por gênero).
Depois disso, 120 vagas restantes serão alocadas aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) com um número máximo de oito (um por categoria de peso, quatro por gênero em todas as categorias de peso).
Para cada uma das oito categorias de peso, um máximo de 16 atletas competirão. No entanto, esse número pode aumentar se mais atletas forem selecionados para a Equipe Olímpica de Refugiados.
Requisitos para que os atletas sejam elegíveis para uma vaga
Para se qualificar para participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, todos os atletas deverão cumprir os seguintes requisitos:
- Os atletas devem ser detentores do certificado Kukkiwon Dan
- Os atletas devem possuir uma Licença Global de Atleta Mundial de Taekwondo (WT)
Os atletas qualificados por meio das vagas do país anfitrião, das vagas universais e dos Torneios de Classificação Continental devem atender a um dos cinco requisitos a seguir entre 1º de junho de 2022 e 1º de maio de 2024:
- Os atletas devem ser vencedores de medalhas em qualquer uma das competições inscritas no calendário de eventos do WT.
- Os atletas devem ser classificados de 1 a 20 pelo menos uma vez no Ranking Mundial WT durante o período de qualificação.
- Os atletas devem ter avançado para as oitavas de final ou superior na edição de 2022 ou 2023 do Campeonato Mundial WT de Taekwondo.
- Os atletas devem ter avançado para as quartas de final ou superior nos Campeonatos Continentais de Taekwondo ou em seus respectivos Torneios Continentais de Qualificação de Taekwondo.
- Os atletas devem ser os vencedores de seus campeonatos nacionais de Taekwondo.
Caminho de classificação do Taekwondo para Paris 2024
Todas as 128 vagas serão distribuídas de cinco maneiras: vagas do país anfitrião, vagas universais, WT Ranking Olímpico, WT Grand Slam Champions Series e Torneios de Qualificação Continental.
País anfitrião e vagas universais: um total de oito atletas
Como país anfitrião, a França terá quatro vagas (duas para homens e duas para mulheres), enquanto outras quatro (duas para homens e duas para mulheres) para vagas universais serão decididas pela Comissão Tripartite em maio de 2024.
Ranking Olímpico WT: Um total de 40 atletas (20 homens e 20 mulheres)
Os cinco atletas mais bem classificados por classe de peso no Ranking Olímpico WT garantirão uma vaga cada para seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs). O Ranking Olímpico do WT refletirá os resultados até a final do Grand Prix (GP) de dezembro de 2023.
Se houver empate entre os atletas no número de pontos do Ranking Olímpico WT conquistados durante as eliminatórias, o atleta que conquistou os pontos do ranking em eventos com notas mais altas receberá a vaga.
Com exceção dos Jogos Olímpicos que tem o maior grau de G20, o Campeonato Mundial WT de Taekwondo é o evento de maior grau (G14), seguido pelo GP Final (G10) e o GP Series (G6). Os eventos de grau mais baixo (G1) incluem os eventos GP Desafio e Campeões Mundiais Militares.
WT Grand Slam Champions Series: Um total de oito atletas (quatro homens e quatro mulheres)
Uma vaga por CON será concedida para o atleta mais bem classificado em cada categoria de peso na classificação da WT Grand Slam Champions Series após dezembro de 2023.
Em caso de empate no número de pontos de mérito, o atleta que alcançou a classificação mais alta na World Taekwondo Grand Slam Champions Series de 2023 obterá o lugar da cota.
Cinco Torneios de Qualificação Continental: Um total de 72 atletas (36 homens e 36 mulheres)
Apenas CONs que tenham cotas para menos de dois atletas por gênero através do WT Olympic Ranking ou WT Grand Slam Champions Series podem participar dos Torneios de Qualificações Continentais. Atletas do país anfitrião não são elegíveis para participar do respectivo Torneio de Qualificação Continental.
Os dois atletas mais bem colocados em cada torneio de Qualificação Continental em cada uma das oito categorias de peso obterão uma vaga cada um para seu CON. No entanto**, o atleta mais bem colocado** por classe de peso só ganhará uma vaga no Torneio de Qualificação da Oceania.
- Torneio de qualificação da África: 16 (oito por gênero)
- Torneio de qualificação da Ásia: 16 (oito por gênero)
- Torneio de qualificação da Europa: 16 (oito por gênero)
- Torneio de qualificação da Oceania: 8 (quatro por gênero)
- Torneio de qualificação Pan-Americano: 16 (oito por gênero)
Formato e o cronograma da competição de Taekwondo de Paris 2024
O Taekwondo não mudou suas categorias de peso desde sua estreia no programa Olímpico em Sydney 2000, e elas permanecerão as mesmas para Paris 2024.
- Categorias de peso de taekwondo masculino: -58kg, -68kg, -80kg, +80kg
- Classes de peso de taekwondo feminino: -49kg, -57kg, -67kg, +67kg
Os atletas avançam para a próxima fase vencendo as eliminatórias, e há quatro medalhas disponíveis por categoria de peso: ouro, prata e dois bronzes (para os vencedores das lutas de repescagem).
As datas para ter em conta no seu calendário são 7, 8, 9 e 10 de agosto de 2024, altura em que toda a competição terá lugar no Grand Palais, localizado no coração de Paris. Haverá eventos de medalha (dois por gênero) em cada um desses dias.
Fonte: Paris 2024 | Olympic Games