Sonho Olímpico fica cada vez mais próximo de Mato Grosso do Sul

O atleta de Taekwondo de Mato Grosso do Sul, Luiz Felipe Aquino, junto ao seru técnico Mestre Fábio Costa, conquistaram o terceiro lugar no Canadá Open 2024, realizado no fim de semana em Vancouver. A medalha de bronze veio após três vitórias, em quatro lutas, e deixa o sul-mato-grossense na briga por uma vaga nas Olimpíadas de Paris.

No primeiro combate, Luiz venceu o atleta dos Estados Unidos em 2 rounds a zero (13×1 e 15×2), e seguiu para a segunda disputa, superando o atleta do Chile por 2 rounds a zero também (10×4 e 8×3). Neste embate ele sofreu uma lesão no pé esquerdo e, ainda assim seguiu para a terceira luta, vencendo o mexicano Brandon Plaza, atual campeão dos Jogos Pan-Americanos, por 2 rounds a 1 (13×12, 8×13 e 10×9), em uma disputa apertadíssima, porém Luiz e Fábio demonstraram superioridade neste combate.

Em seu quarto confronto, Luiz sentiu a lesão no pé, e não conseguiu superar o adversário argentino, ficando com o terceiro lugar da categoria -58kg.

“Fico muito feliz com os resultados que a gente obteve aqui no Canadá. Foram ótimas lutas, ótima experiência. Cada vez um passo mais perto dos meus objetivos e sonhos“, disse Luiz.

O resultado mantêm Luiz na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, já que o Comitê de Taekwondo está observando os atletas em várias disputas, para definir quem vai representar o Brasil no pré-olímpico, que garante aos dois primeiros colocados uma vaga na França.

Das quatro categorias que o Brasil possui atletas, duas serão escolhidas para ingressar nas olimpíadas, sendo que cada uma tem três atletas, exceto a de Luiz, que é o único integrante da -58kg.

Por ele ter vencido o atual campeão do Pan-Americano, Luiz fica bem posicionado para ser um dos representantes brasileiros, já que o nível do adversário tem peso diferente na avaliação, conforme o técnico do medalhista, Fábio Costa.

“Ele tem que se destacar e não é só o resultado, mas os tipos de adversários. Como ele enfrentou o mais bem cotado e ganhou, ele continua bem colocado”, explicou Fábio.

 

No próximo fim de semana, entre 16 a 18 de fevereiro, Luiz já tem um novo desafio, o US Open, em Nevada (EUA).

“Agora o foco é os Estados Unidos, chegar lá e ser campeão do evento”, disse.

Confira o Vídeo feito pela Ge MS – GE em 1 Minuto: Luiz Felipe é bronze no Open Canada de Taekwondo.

E acompanhe através do Canal do Youtube da Equipe, como foi esta jornada – Canada Open de Taekwondo 2024 (representando o Brasil e em especial Mato Grosso do Sul)

Técnico e atleta agradecem a SETESC MS – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul e a FUNDESPORTE – Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul por todo apoio e em especial ao Secretário Marcelo Miranda e o Presidente Herculano Borges.

Agradecem também a CBTKD – Confederação Brasileira de Taekwondo e a FTKDMS – Federação de Mato Grosso do Sul por todo suporte dado durante os dias de competição e em especial ao Presidente Junior Maciel, ao Diretor Técnico Henrique Precioso e a Dandy Zampieri Costa.