Atleta de MS conquista titularidade na Seleção Brasileira de Taekwondo e reafirma vaga para Pan-Americano

De 06 a 10 de março aconteceu, no Rio de Janeiro, o Grand Slam de Taekwondo – evento que definiu a Seleção Brasileira de Taekwondo para o ano de 2024.

A Equipe de Mato Grosso do Sul contou com a participação de oito atletas em disputa no Kyorugui (luta) e Poomsae (formas), comandados pelos técnicos Celso Souza, Fábio Costa e Robson Carvalho. Dentre eles destacamos o atleta Luiz Felipe Aquino que competiu na categoria adulto até 58 kg, sagrando-se campeão do evento, e obtendo a titularidade da Seleção Brasileira de Taekwondo para o ano de 2024.

Com isso, o atleta se classifica novamente para o Campeonato Pan-Americano que acontecerá no dia 02 de maio do corrente ano na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Digo novamente, pois o atleta já conquistou esta vaga no Pan-American Series III realizado em setembro de 2022, onde foi campeão do evento e garantiu esta vaga.

Até lá, o atleta continuará seus treinamentos junto a sua Equipe e seu técnico Fábio Costa, o qual o acompanha desde o início dos seus treinamentos – aos 07 anos de idade – na Equipe Fábio Costa de Taekwondo, em Campo Grande/MS.

Além de Luiz e Fábio, a Equipe Fábio Costa contou com a participação dos seguintes integrantes: Yasmin Santos da Silva (categoria adulto feminino até 57 kg do Município de Campo Grande), Kaiky Gabriel Caetano dos Santos (categoria adulto masculino até 63 kg do Município de Campo Grande), Lucas Vieira Kanashiro (categoria juvenil masculino até 45 kg do Município de Campo Grande) e Matheus Gomide de Almeida (categoria cadete masculino até 1.72 cm do Município de Campo Grande).

E, os demais integrantes do Estado, todos representantes de Mato Grosso do Sul no Campeonato: Thays Henrique de Souza (categoria cadete feminino até 1.68 cm – Kyorugui – categoria cadete feminino Poomsae Individual e Poomsae Por Equipe, do Município de Chapadão do Sul), Geovana Gabrielly de Jesus Carvalho (categoria cadete feminino até 1.52 cm do Município de Sonora), Jheferson Glaciel Ribas da Silva (categoria juvenil masculino até 59 kg do Município de Sonora), Celso Souza (Técnico do Município de Chapadão do Sul) e Robson Carvalho (Técnico do Município de Sonora).

Além da medalha de ouro de Luiz Felipe Aquino, a atleta Thays de Souza conquistou a prata na categoria Kyorugui (luta) e o ouro no trio no Poomsae (formas), somando três medalhas para o Estado de Mato Grosso do Sul no maior evento da modalidade.

“Estou contente com o resultado, pois concluímos mais uma vez nosso trabalho da melhor forma possível, que foi vencendo a competição e ingressando na Seleção Brasileira. Para os próximos eventos, treinar muito para destacar mais atletas nas competições” – afirma o técnico Fábio Costa.

Ao todo, a delegação viajou com 11 integrantes onde, 10 deles, foram apoiados pela SETESC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cidadania, pela FUNDESPORTE – Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul e pela FTKDMS – Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul.

Os atletas apoiados conseguiram se classificar para o Grand Slam devido aos resultados obtidos ao longo dos campeonatos de 2023, apenas um deles disputou a Seletiva Nacional Aberta, a qual foi realizada junto ao evento e dava vaga direta para o Grand Slam – apenas para o campeão de cada categoria.

Próximo passo para estes atletas será o Campeonato Estadual de Taekwondo realizado pela Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul, marcado para o mês de abril deste ano, em Campo Grande.