O Projeto Social Associação Fábio Costa de Taekwondo foi criado com o intuito de trabalhar o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças fora do horário escolar, por duas vezes durante a semana utilizando a prática do Taekwondo. O principal objetivo é iniciar as crianças e adolescentes na prática desta modalidade olímpica – Taekwondo – contribuindo com a disciplina, formando o espírito de equipe e ajudando as práticas saudáveis na formação de cidadãos plenos.
Apoiado e financiado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul – FUNDESPORTE, através de Processo Seletivo, temos como objetivo proporcionar o aumento de praticantes na modalidade Taekwondo, na vertente iniciação esportiva, para o município de Campo Grande.
Temos como principais objetivos:
Estimular a prática de atividades físicas técnicas para promover o bem estar dos alunos do projeto.
Aprimorar o desenvolvimento físico e motor dos alunos.
Oferecer treinamentos especializados em Taekwondo para alcançar o melhor desenvolvimento possível e o aperfeiçoamento na iniciação.
Aperfeiçoar a parte tática e técnica dos alunos, melhorando o desempenho.
Proporcionar, por meio da prática do taekwondo, aumento na capacidade física e intelectual aos seus praticantes.
Promover uma preparação especializada e contínua da modalidade aos alunos do projeto.
Prover as condições necessárias para a preparação e desenvolvimento dos atletas na vertente iniciação esportiva para o taekwondo campo-grandense.
Com os inúmeros resultados conquistados pela Associação Fábio Costa de Taekwondo vemos a importância de realizar um projeto de iniciação, onde daremos a oportunidade de inclusão social. Assim, desenvolveremos um ótimo trabalho através do Taekwondo, oferecendo oportunidades para crianças e adolescentes seguirem uma vida saudável, onde o praticante levará a modalidade de forma profissional, seja como professor, árbitro, atleta, entre outros.
Além do que, como trabalhamos muito o aspecto disciplinar, podemos utilizar o aspecto educacional que a modalidade oferece, ajudando os praticantes a desviar de caminhos duvidosos e incoerentes com a forma em que devemos nos comportar diante da sociedade.
O Projeto atenderá alunos de Escolas Estaduais e Municipais de Campo Grande - MS.
As aulas serão divididas em duas vezes na semana (terças e quintas-feiras) com o período de uma hora por aula, sendo dividida em dois horários (10 às 11h e 16h30 às 17h30). Os treinamentos serão realizados na sede da Associação localizada à Avenida Júlio de Castilho, 1585, na Vila Alba, em Campo Grande – MS. As turmas atingem as idades de 08 a 14 anos completos no ano de 2022.
A Associação Fábio Costa de Taekwondo conquista cada vez mais alunos e praticantes para o esporte. Formada por uma equipe competente de profissionais e atletas, a associação vem realizando feitos marcantes e colocando seu nome em destaque entre as melhores equipes de Taekwondo do Brasil.
Desde sua abertura, em julho de 2007, a associação vem formando diversos faixas pretas e diversos campeões a nível nacional e internacional, além de ceder seu espaço para o desenvolvimento de talentos vindos de projetos. Dentre eles, a associação já formou diversos alunos que hoje são professores, árbitros, atletas e faixas pretas de Taekwondo.
As conquistas foram inúmeras, projetando o trabalho nacionalmente, tanto na base quanto na categoria adulta.
A Associação Fábio Costa de Taekwondo está revigorando o Taekwondo de Mato Grosso do Sul, implantando uma metodologia moderna, visando aprimorar a gestão da modalidade, para elevar a capacidade técnica do nosso país em revelar, manter e incentivar novos atletas e equipes.
Atualmente a associação vem colecionando títulos em competições, fazendo com que a equipe seja Octa Campeã Estadual, Pentacampeã do Festival de Artes Marciais e Lutas de MS, Campeã da Copa Regional Centro-Oeste e Vice-campeã do Brazil Open de Taekwondo. Preparando atletas que se classificam para seletivas nacionais fechadas nomeadas como Grand Slam, onde já possui, através de seus atletas, nove medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze, tornando-os atletas da seleção brasileira. Destes, o atleta Luiz Felipe Aquino representou o país no Campeonato Mundial de Cadetes no Egito. A atleta Suzanna Aquino representou o Brasil no Campeonato Mundial Juvenil na Tunísia, e ambos disputaram o Campeonato PanAmericano Juvenil nos Estados Unidos obtendo a medalha de bronze para o Brasil.
A associação realiza trimestralmente exames de faixas coloridas e participa dos exames de faixa preta da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul – FTKDMS, entidade que representa o Taekwondo em MS.
Mestre Fábio Costa
Idealizador do Projeto e Responsável Técnico pela Associação Fábio Costa de Taekwondo
Faixa Preta 6º Dan pela CBTKD e FTKDMS.