Resultados do primeiro dia e estréia do Brasil

O italiano Vito Dell’Aquila e a tailandesa Panipak Wongpattanakit conquistaram as duas primeiras medalhas de ouro na competição olímpica de Taekwondo de quatro dias em Tóquio 2020, nas categorias M-58kg e F-49kg, respectivamente.

As lutas finais de ambas as categorias contaram com lutadores de elite estabelecidos lutando contra os recém-chegados.

A prata no M-58kg foi para a Tunísia enquanto a prata no F-49kg foi levada pela Espanha. Os bronzes foram para a ROC e Coréia no M-58kg, e para a Sérvia e Israel no F-49kg. O bronze de Israel foi a primeira medalha do país no Taekwondo Olímpico.

Confira abaixo as colocações:

Primeiro dia – Categoria F-49kg
Premiação – categoria Feminino até 49 kg

Ouro: Panipak Wongpattanakit (Tailândia)

Prata: Adriana Cerezo Iglesias (Espanha)

Bronzes: Tijana Bogdanovic (Sérvia) e Abishag Semberg (Israel)

 

 

 

Primeiro dia – Categoria M-58kg
Premiação – categoria Masculino até 58 kg

Ouro: Vito Dell’Aquila (Itália)

Prata: Muhamed Khalil Jendoubi (Tunísia)

Bronzes: Mikhail Artamonov (ROC)* e Jun Jang (Coréia)

 

*ROC

 

Neste segundo dia de competições teremos em quadra as categorias feminino até 57 kg e masculino até 68 kg. Os confrontos iniciam-se à partir das 22h (horário de Brasília).

O Brasil verá em quadra o atleta Edival Pontes (Netinho) em busca do ouro olímpico. Confira abaixo a ficha técnica do atleta.

Edival Pontes (Netinho)

Idade: 23 anos

Categoria: Até 68 kg

Equipe: Rio Claro / Pro Team

Principais Títulos: 1º lugar no Campeonato Pan-Americano Aberto de 2018, 1º lugar no Campeonato Pan-Americano 2018, 1º lugar nos Jogos Pan-Americanos 2019, 3º lugar no Grand Prix de Moscou 2018, 3º lugar Grand Prix de Taiwan 2018, 3º lugar Grand Prix da China 2019, 5º lugar no Grand Prix Final 2019.

Ranking Olímpico: 6º lugar

Ranking Mundial: 6º lugar

 

 

Principais adversários da categoria (masculino até 68 kg)
Dae Hoon Lee (KOR)

Para Dae Hoon Lee, Tóquio 2020 será seu terceiro Jogos Olímpicos e ele espera que seja a terceira vez em sua busca pelo ouro olímpico. No Rio 2016 ele conquistou o bronze e em Londres 2012 foi a prata. Desde então, ele se tornou pai, mas terá como objetivo usar isso como motivação adicional. Como o melhor atleta do M-68kg e tricampeão mundial, ele chegará a Tóquio com muitas expectativas.

 

Shuai Zhao (CHN)

Shuai Zhao provou o sucesso olímpico antes de ganhar o ouro no M-58kg no Rio 2016. Ele espera repetir o mesmo sucesso nesta nova categoria de peso pesado. Ele fez uma boa transição até agora, tendo conquistado o ouro no Campeonato Mundial de Manchester em 2019 e também conquistado o ouro no Grand Prix Mundial de Taekwondo de Sofia em 2019.

 

Mirhashem Hosseini (IRI)

Mirhashem Hosseini é outro estreante olímpico que fez seu nome nos últimos anos, apesar de sua pouca idade. Em uma temporada inovadora em 2019, ele ganhou o ouro no Grand Prix de Taekwondo em Chiba e Roma. Foi também o ano em que conquistou o ouro na Summer Universiade.

 

 

 

Destaques da categoria feminino até 57 kg
Jade Jones (GBR)

Jade Jones terá como objetivo fazer história em Tóquio ao conquistar seu terceiro título olímpico consecutivo. Jones venceu tudo no Taekwondo. Em 2019, no Campeonato Mundial, ela acrescentou o então evasivo título Mundial à sua já significativa coleção de medalhas. Este ano, ela ganhou o título europeu em Sofia e espera usar isso como um trampolim para os Jogos Olímpicos.

 

Kimia Alizadeh (EOR)

Kimia Alizadeh conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em Tóquio, ela competirá pela Equipe Olímpica de Refugiados do COI (EOR), onde pretende se tornar a primeira atleta refugiada a reivindicar uma medalha olímpica.

 

Fonte: World Taekwondo e CBTKD