Taekwondo em Tóquio
Um total de 131 dos melhores atletas de Taekwondo do mundo foram confirmados para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 deste mês. 61 países serão representados, além da Equipe Olímpica de Refugiados, como um endosso adicional da universalidade do Taekwondo. Com tanta força em todo o campo, espera-se que seja uma competição olímpica de Taekwondo fantástica e imprevisível.
Com o início das lutas dia 24 de julho, no Makuhari Messe Hall em Chiba, um subúrbio de Tóquio, no Japão, veremos a elite do Taekwondo Mundial. Portanto, prepare-se para surpresas.
No ano passado, o mundo do Taekwondo parou de funcionar devido à pandemia sem precedentes de Covid-19. Essa quase total repressão às competições internacionais significa que Tóquio 2020 pode ser a competição olímpica mais imprevisível de todos os tempos: os atletas e seus treinadores não estarão familiarizados com as últimas formas de luta, preparo físico e técnicas de seus oponentes.
Neste primeiro dia de competições, veremos as lutas das categorias feminino até 49 kg e masculino até 58 kg. O Brasil não terá representante neste dia, porém contaremos com belíssimas apresentações e disputas em busca da medalha de ouro olímpica.
Destaques
- Categoria feminino até 49 kg
Panipak Wongpattanakit tornou-se campeão mundial com apenas 18 anos no Campeonato Mundial de 2015. Um ano depois, ela conquistou o bronze olímpico no Rio 2016. Desde então, ela conquistou outro título mundial e várias medalhas de ouro em Grand Prix, o que a levou ao topo do ranking.
Bicampeã olímpica na categoria até 49kg feminino, a chinesa Wu certa vez anunciou sua aposentadoria após perder nas quartas-de-final no Rio. Mas ela voltou em 2019, quase um ano após o nascimento de sua filha. Tendo enfrentado um calendário de torneios cansativos para acumular pontos suficientes para se classificar para Tóquio 2020, com 34 anos será a primeira mulher taekwondista a competir em sua quarta Olimpíada. E, ainda emergir como a primeira atleta de Taekwondo a ganhar não duas, mas três medalhas de ouro olímpicas.
- Categoria masculino até 58 kg
O melhor colocado, Jun-Jan fará sua estreia olímpica em Tóquio 2020, mas isso não diminuirá as expectativas do que ele poderá alcançar. Ele ganhou o Jogador Masculino do Ano em 2019 após uma temporada impressionante que o viu ganhar o ouro no Campeonato Mundial de Taekwondo em Manchester, bem como ouro em Sofia, Chiba e Roma Grand Prix Mundial de Taekwondo em 2019.
Outro estreante nos Jogos Olímpicos é o italiano Vito Dell’Aquila. Na final do Grand Prix de Moscou em 2019, foi Dell’Aquila quem saiu por cima e ganhou o ouro. Ele conquistou medalhas de bronze no Grand Prix de Sofia e Chiba no mesmo ano.
Fonte: World Taekwondo
Brasileiros
Nossos time brasileiro entrará nos tatames no dia 25 de julho, com Edival Pontes (Netinho) na categoria até 68 kg. Já Milena Titoneli e Ícaro Miguel lutarão no mesmo dia, 26 de julho, em busca da tão sonhada e cobiçada medalha olímpica. Nós, da Equipe Fábio Costa de Taekwondo, ficamos na torcida por nossos representantes e atletas olímpicos.
Acompanhe o horário das lutas e seus respectivos competidores (horário do Japão), clicando aqui.
Para nós brasileiros, as lutas iniciam-se às 22h (horário de Brasília), e no nosso horário local, em Mato Grosso do Sul, veremos os combates a partir das 21h.