Luiz Aquino Brilha em Cali e Conquista Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos Universitários

O atleta Luiz Aquino acaba de conquistar a medalha de ouro no III Fisu America Games Cali 2024, na Colômbia.

Luiz Aquino, um talentoso atleta de Mato Grosso do Sul, fez história ao conquistar a medalha de ouro nos III Fisu America Games, realizados em Cali, na Colômbia. A competição, que reúne os melhores estudantes-atletas da América, ocorreu entre os dias 08 e 10 de novembro e foi marcada por emocionantes disputas e performances excepcionais.

Luiz sagrou-se campeão do evento na categoria adulto masculino até 63 kg e ainda competiu na modalidade TK3 – que é uma disputa de 3×3 atletas, trazendo mais uma medalha de ouro para a Equipe Brasileira. Ele destacou-se em sua modalidade, demonstrando não apenas habilidade técnica, mas também uma garra e determinação admiráveis. Após duas lutas em que venceu todos os rounds, Luiz Felipe Aquino se tornou Campeão Pan-Americano Universitário em sua primeira participação. Com um desempenho consistente e atacando nos momentos certos, ele assegurou sua vitória, tornando-se um símbolo de inspiração para jovens atletas.

Desta vez, seu técnico Fábio o acompanhou de longe, pois estava participando de outra competição. No entanto, sempre sob sua orientação, Fábio tem trabalhado com Aquino desde criança. Luiz começou sua trajetória no Taekwondo em fevereiro de 2011, na Academia. Desde então, já se passaram 13 anos de muito trabalho, disciplina, concentração, foco, objetivos e conquistas.

Em entrevista após a conquista, Aquino expressou sua alegria e gratidão: “Foi muito legal participar, um evento bem diferente, achei muito legal lutar o tk3 e vou levar essa experiência pra vida.”

Os III Fisu America Games não apenas celebram o esporte, mas também promovem a cultura e a amizade entre os países participantes. A vitória de Luiz Aquino é um exemplo do potencial do esporte como um unificador, e sua medalha de ouro certamente elevará o nome do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil em competições futuras.

O técnico Fábio Costa expressou sua felicidade e realização com mais uma grande conquista para o Brasil, especialmente para Mato Grosso do Sul: “- Me sinto muito feliz e realizado por conquistar esse resultado super importante para o nosso país e principalmente para nosso estado.”

Expressamos nossa gratidão ao Esporte PROECE UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e à Federação Universitária de Esportes do Mato Grosso do Sul – FUEMS. Agradecemos também ao Sr. Ronaldo Pockel Monteiro, à Dr. Edinéia Gomes, ao Sr. Gabriel Menezes, ao Dr. Alessandro, ao Sr. Zandre, e a todos que nos apoiaram para que chegássemos nesta competição extraordinária.

Agradecemos à Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD, especialmente ao presidente Rivanaldo de Freitas, ao diretor técnico Henrique Precioso e ao técnico a frente do Time do Brasil, Erickson Busatto.

Nossa gratidão se estende à Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU através de seu presidente Luciano Costa Cabral.

Agradecemos ainda à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCMS) e à Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE), com um agradecimento especial ao secretário Marcelo Miranda e ao presidente Paulo Nunez pelo apoio constante em nossa jornada rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028.

Ainda com o coração acelerado pela emoção, Luiz já se prepara para novos desafios, almejando uma participação ainda mais destacada nas próximas competições internacionais.

Parabéns, Luiz Aquino! Sua conquista é motivo de orgulho para todos nós!

Clique e acompanhe os resutlados do evento na Página do III FISU AMERICA GAMES CALI 2024

Brasil conquista o 1° lugar nos Jogos Panamericanos Universitários

Por: CBTKD

No primeiro dia de disputa nos Jogos FISU Pan-Americanos Universitários, o Brasil conquistou os seguintes resultados:

MASCULINO

Na categoria até 54kg o atleta Klebinilson Ferreira foi medalha de prata;

Na categoria até 58kg o atleta Eduardo Luiz Baretta foi medalha de ouro;

Na categoria até 63kg o atleta Luiz Aquino foi medalha de ouro;

Na categoria até 74 kg Gabriel Turibio foi campeão;

Categoria acima de 87kg o atleta Patrik Cardoso foi campeão;

Dos 5 atletas o Brasil fez 5 finais com 4 ouros e 1 prata. O time do Brasil ainda foi campeão no TK-3 por equipes vencendo os países da Costa Rica e México na grande final. A equipe de TK-3 foi composto por Eduardo Baretta, Luiz Aquino, Gabriel Turibio e Patrik Pereira.

Já no segundo e último dia de competições nos Jogos Panamericanos Universitários, conquistamos as seguintes medalhas:
Júlia Nazario até 46kg foi bronze;
Laura Beatriz até 49kg foi ouro;
Maria Eduarda Casagrande até 67kg foi ouro;
Mikaela Oliveira até 73kg foi ouro.

No TK-3 o time do Brasil foi prata , vencendo de Costa Rica e Colômbia, perdendo a final no terceiro round por um ponto para o México.
O time do Brasil ainda se consagrou campeão geral por equipes com Estados Unidos em segundo, seguidos do México