Nos dias 29 e 30 de setembro, acontecerá em Campo Grande, o Exame de Faixa Colorida da Equipe Fábio Costa de Taekwondo. Ambos serão realizados às 19 horas na Academia Fábio Costa, situada à Avenida Júlio de Castilho, 1585, Vila Alba.
Os participantes apresentarão as técnicas de Taekwondo aprendidas ao longo de três meses de aulas. No dia 29 (quinta-feira), a turminha mirim demonstrará os steps e chutes de cada faixa, já os maiores (turmas infantil, juvenil e adulto) na sexta-feira (30) demonstrarão técnicas de poomsae, defesa pessoal, luta e quebramento.
Ambos os exames serão transmitidos ao vivo através de “live” no Canal do YouTube da Equipe Fábio Costa, seguem os links:
Neste final de semana, 24 e 25 de setembro, o atleta Luiz Felipe Aquino e seu técnico Mestre Fábio Costa disputam o Chile Open de Taekwondo, evento que soma pontos para o Ranking Olímpico e Mundial da modalidade.
Fábio e Luiz representam o Brasil e o Estado de Mato Grosso do Sul neste evento com o apoio da Fundação do Desporto e Lazer de MS – FUNDESPORTE, em virtude do Projeto Atleta Olímpico entre a entidade e a Associação Fábio Costa, a qual ambos fazem parte.
As lutas acontecerão no Centro de Treinamento Olímpico – CEO em Santiago, na capital do Chile, e é patrocinado pela World Taekwondo – WT, promovido pela Pan-American Taekwondo Union – PATU e organizado pela Federação Chilena de Taekwondo.
Luiz Felipe passará amanhã pela pesagem, e no domingo será o dia dos combates, a partir das 09h (horário Santiago, Chile) e às 08h para Mato Grosso do Sul.
Podemos acompanhar as lutas através do link PATU Live
Próxima parada para ambos será o França Open e o Bósnia e Herzegovina Open, ambos no mês de novembro do corrente ano. Estes campeonatos também somam pontos no Ranking olímpico e mundial, buscando cada vez mais chegar ao sonho das Olimpíadas.
O taekwondo fez sua estreia Olímpica em Sydney 2000, onde 103 atletas competiram nos Jogos. A competição de taekwondo de Paris 2024 terá 128 atletas no tatame – a mesma quantidade de todos os Jogos desde Beijing 2008. Descubra tudo o que você precisa saber sobre o número de atletas, estrelas a serem observadas e caminho para a qualificação abaixo.
A competição de Taekwondo de Tóquino 2020 teve uma das mais diversas listas de medalhistas dos Jogos, com cinco dos oito campeões Olímpicos vindos de países que nunca viram atletas ganharem ouro no esporte.
À medida que novos campeões foram coroados, antigos favoritos tiveram que lidar com a decepção.
Para a equipe da República da Coreia, que lidera o quadro de medalhas Olímpicas de todos os tempos com 22 medalhas, incluindo 12 ouros, esta foi a primeira vez que eles voltaram de uma edição dos Jogos sem subir ao topo do pódio.
Mais medalhas de ouro históricas serão conquistadas nos próximos Jogos Olímpicos ou os ex-campeões se recuperarão no Grand Palais, na capital da França?
Tudo começa com a qualificação.
Saiba mais sobre o sistema de classificação do taekwondo para Paris 2024 abaixo.
Quantos atletas competirão no taekwondo em Paris 2024?
No total, 128 atletas vão competir na competição de taekwondo de Paris: 64 homens e 64 mulheres – exatamente o mesmo número das edições anteriores dos Jogos. Esse número inclui cotas de países anfitriões (dois por gênero) e vagas universais (duas por gênero).
Depois disso, 120 vagas restantes serão alocadas aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) com um número máximo de oito (um por categoria de peso, quatro por gênero em todas as categorias de peso).
Para cada uma das oito categorias de peso, um máximo de 16 atletas competirão. No entanto, esse número pode aumentar se mais atletas forem selecionados para a Equipe Olímpica de Refugiados.
Quais são os requisitos para que os atletas sejam elegíveis para uma vaga?
Para se qualificar para participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, todos os atletas deverão cumprir os seguintes requisitos:
Os atletas devem ser detentores do certificado Kukkiwon Dan
Os atletas devem possuir uma Licença Global de Atleta Mundial de Taekwondo (WT)
Os atletas qualificados por meio das vagas do país anfitrião, das vagas universais e dos Torneios de Classificação Continental devem atender a um dos cinco requisitos a seguir entre 1º de junho de 2022 e 1º de maio de 2024:
Os atletas devem ser vencedores de medalhas em qualquer uma das competições inscritas no calendário de eventos do WT.
Os atletas devem ser classificados de 1 a 20 pelo menos uma vez no Ranking Mundial WT durante o período de qualificação.
Os atletas devem ter avançado para as oitavas de final ou superior na edição de 2022 ou 2023 do Campeonato Mundial WT de Taekwondo.
Os atletas devem ter avançado para as quartas de final ou superior nos Campeonatos Continentais de Taekwondo ou em seus respectivos Torneios Continentais de Qualificação de Taekwondo.
Os atletas devem ser os vencedores de seus campeonatos nacionais de Taekwondo.
Qual é o caminho de classificação do taekwondo para Paris 2024?
Todas as 128 vagas serão distribuídas de cinco maneiras: vagas do país anfitrião, vagas universais, WT Ranking Olímpico, WT Grand Slam Champions Series e Torneios de Qualificação Continental.
País anfitrião e vagas universais: um total de oito atletas
Como país anfitrião, a França terá quatro vagas (duas para homens e duas para mulheres), enquanto outras quatro (duas para homens e duas para mulheres) para vagas universais serão decididas pela Comissão Tripartite em maio de 2024.
Ranking Olímpico WT: Um total de 40 atletas (20 homens e 20 mulheres)
Os cinco atletas mais bem classificados por classe de peso no Ranking Olímpico WT garantirão uma vaga cada para seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs). O Ranking Olímpico do WT refletirá os resultados até a final do Grand Prix (GP) de dezembro de 2023.
Se houver empate entre os atletas no número de pontos do Ranking Olímpico WT conquistados durante as eliminatórias, o atleta que conquistou os pontos do ranking em eventos com notas mais altas receberá a vaga.
Com exceção dos Jogos Olímpicos que tem o maior grau de G20, o Campeonato Mundial WT de Taekwondo é o evento de maior grau (G14), seguido pelo GP Final (G10) e o GP Series (G6). Os eventos de grau mais baixo (G1) incluem os eventos GP Desafio e Campeões Mundiais Militares.
WT Grand Slam Champions Series: Um total de oito atletas (quatro homens e quatro mulheres)
Uma vaga por CON será concedida para o atleta mais bem classificado em cada categoria de peso na classificação da WT Grand Slam Champions Series após dezembro de 2023.
Em caso de empate no número de pontos de mérito, o atleta que alcançou a classificação mais alta na World Taekwondo Grand Slam Champions Series de 2023 obterá o lugar da cota.
Cinco Torneios de Qualificação Continental: Um total de 72 atletas (36 homens e 36 mulheres)
Apenas CONs que tenham cotas para menos de dois atletas por gênero através do WT Olympic Ranking ou WT Grand Slam Champions Series podem participar dos Torneios de Qualificações Continentais. Atletas do país anfitrião não são elegíveis para participar do respectivo Torneio de Qualificação Continental.
Os dois atletas mais bem colocados em cada torneio de Qualificação Continental em cada uma das oito categorias de peso obterão uma vaga cada um para seu CON. No entanto, o atleta mais bem colocado por classe de peso só ganhará uma vaga no Torneio de Qualificação da Oceania.
Torneio de qualificação da África: 16 (oito por gênero)
Torneio de qualificação da Ásia: 16 (oito por gênero)
Torneio de qualificação da Europa: 16 (oito por gênero)
Torneio de qualificação da Oceania: 8 (quatro por gênero)
Torneio de qualificação Pan-Americano: 16 (oito por gênero)
Qual é o formato e o cronograma da competição de taekwondo de Paris 2024?
O Taekwondo não mudou suas categorias de peso desde sua estreia no programa Olímpico em Sydney 2000, e elas permanecerão as mesmas para Paris 2024.
Categorias de peso de taekwondo masculino: -58kg, -68kg, -80kg, +80kg
Classes de peso de taekwondo feminino: -49kg, -57kg, -67kg, +67kg
Os atletas avançam para a próxima fase vencendo as eliminatórias, e há quatro medalhas disponíveis por categoria de peso: ouro, prata e dois bronzes (para os vencedores das lutas de repescagem).
As datas para ter em conta no seu calendário são 7, 8, 9 e 10 de agosto de 2024, altura em que toda a competição terá lugar no Grand Palais, localizado no coração de Paris. Haverá eventos de medalha (dois por gênero) em cada um desses dias.
Atletas de Taekwondo para assistir em Paris 2024
No evento feminino, Panipak Wongpattanakit da Tailândia e Matea Jelic da Croácia se tornaram as primeiras atletas de taekwondo de seus países a levar para casa medalhas de ouro Olímpicas após suas vitórias nas categorias -49kg e -67kg, respectivamente, em Tóquio 2020.
Wongpattanakit venceu a atual número 2 do mundo, a espanhola Adriana Cerezo na final de -49kg, porém a medalha de prata de Cerezo ainda foi vista como uma conquista impressionante, pois ela chegou ao pódio com apenas 18 anos de idade.
Enquanto a sérvia Milica Mandic se tornou a única atleta de taekwondo a ganhar uma segunda medalha de ouro em Tóquio 2020 (seu primeiro título Olímpico foi em Londres 2012), atualmente não se sabe se ela irá competir em Paris 2024, quando ela terá 31 anos. O medalhista de prata Olímpico Dabin Lee, da República da Coréia, espera ficar no topo do pódio Olímpico na França depois de perder para Mandic na final da categoria de peso +67kg.
A medalhista de bronze da França em Tóquio 2020, Althea Laurin, buscará uma vitória em casa na categoria +67kg, enquanto sua compatriota Magda Wiet Henin buscará sua primeira medalha Olímpica na categoria de peso -67kg.
Como bicampeã Olímpica, a tentativa de Jade Jones de conquistar a terceira medalha de ouro foi frustrada pela medalhista de bronze do Rio 2016, Kimia Alizadeh, da Equipe Olímpica de Refugiados, nas oitavas de final femininas de -57kg em Tóquio. Ela, no entanto, tentará se recuperar para alcançar uma histórica terceira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2024.
No evento masculino, Ulugbek Rashitov se tornou o primeiro atleta do Uzbequistão a ganhar o ouro no taekwondo nos Jogos Olímpicos, após sua vitória na categoria -68kg em Tóquio. Rashitov venceu o tricampeão mundial Daehoon Lee, que conquistou prata e bronze em Londres 2012 e Rio 2016, respectivamente, nas oitavas de final.
O medalhista de bronze Olímpico Jang Jun é o favorito para devolver à equipe da República da Coreia o degrau mais alto do pódio, enquanto tentará faturar o ouro na categoria -58kg.
Cronograma de classificação do taekwondo para Paris 2024
30 de setembro de 2023: Confirmação das vagas do país anfitrião
1 de outubro de 2023 – 15 de janeiro de 2024: CONs elegíveis devem enviar suas solicitações de vagas universais
2 a 3 de dezembro de 2023: Final do Grande Prêmio Mundial de Taekwondo de 2023, Manchester (ENG)
16 a 17 de dezembro de 2023: Série dos Campeões do Grand Slam de Taekwondo de 2023, Wuxi (CHN).
22 de dezembro de 2023: World Taekwondo devem confirmar por escrito aos CONs as cotas obtidas
5 de janeiro de 2024: Os CONs confirmam ao World Taekwondo o uso dos lugares de cota alocados.
6 de janeiro de 2024: World Taekwondo devem realocar todos os lugares de cota não utilizados.
6 de janeiro de 2024: Publicação do Ranking Olímpico Mundial de Taekwondo
11 de janeiro de 2024: World Taekwondo devem confirmar por escrito aos CONs as vagas obtidas.
25 de janeiro de 2024: Os CONs confirmam ao World Taekwondo o uso das vagas alocados.
30 de janeiro de 2024: World Taekwondo devem realocar todos as vagas não utilizadas.
Fevereiro de 2024: Torneio de Qualificação da Oceania (a definir), Qualificação da África (a definir)
Março de 2024: Torneio de Qualificação da Europa (a definir), Torneio de Qualificação Pan-Americano (a definir)
Abril de 2024: Torneio de Qualificação da Ásia (a definir)
Dentro de cinco dias após cada Torneio de Qualificação Continental: World Taekwondo deve confirmar por escrito aos CONs sobre as vagas obtidas.
Dentro de cinco dias após cada etapa anterior: World Taekwondo deve realocar todas as vagas não utilizadas.
Duas semanas após cada Torneio de Qualificação Continental: Os CONs confirmam ao World Taekwondo o uso das vagas atribuídas.
2 de maio de 2024: A Comissão Tripartite deve confirmar por escrito a atribuição das vagas universais aos CONs (quando aplicável).
16 de maio de 2024: World Taekwondo deve realocar quaisquer vagas não utilizadas.
8 de julho de 2024: prazo para inscrições esportivas em Paris 2024
26 de julho a 11 de agosto de 2024: Jogos Olímpicos de Paris 2024
Neste final de semana, Mato Grosso do Sul subiu ao lugar mais alto do pódio com o atleta Luiz Felipe Aquino e seu técnico Mestre Fábio Costa em evento internacional. Ambos são da cidade de Campo Grande, e representaram o Estado e o País no Pan Series III de Taekwondo, evento o qual garantiu vaga direta para o Pan-Americano de 2024.
As disputas ocorreram entre os dias 14 e 18 de setembro no Comitê Paralímpico Brasileiro, sendo sancionado pela World Taekwondo (WT), promovido pela Pan-American Taekwondo Union – PATU e organizado pela Confederação Brasileiro de Taekwondo – CBTKD, o evento contou com a participação de mais de 380 atletas de 14 nacionalidades nas categorias de Parataekwondo, Poomsae e Kyorugui (lutas) infantil, cadete, juvenil e adulto.
Além da vaga para o Campeonato Pan-Americano de 2024, Luiz Felipe somará mais 20 pontos no Ranking Olímpico e Mundial, buscando cada vez mais o sonho das Olímpiadas.
Ambos atleta e técnico são contemplados com o Programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, respectivamente, da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). E, a Associação Fábio Costa faz parte do Projeto Atleta Olímpico, também através de chamamento público da FUNDESPORTE.
A equipe agradece o apoio da entidade e ao presidente Silvio Lobo Filho, que juntamente com o Sr. Marcelo Miranda apoiam o Taekwondo de Mato Grosso do Sul. E, agradece também ao fisioterapeuta Denis Vieira Lima por toda ajuda durante as lutas e todo respaldo dado ao atleta.
Conquistas Internacionais
Desde o mês de julho deste ano, o atleta Luiz Felipe Aquino e seu técnico Mestre Fábio Costa buscam pontos em Campeonatos Internacionais para chegar a tão sonhada vaga olímpica. Somando pontos no ranking Mundial e Olímpico, já garantiram as seguintes medalhas:
Pan Series II – Heredia, Costa Rica (julho/2022): Medalha de bronze;
President´s Cup – Jacksonville, Florida, USA (agosto/2022): Medalha de bronze;
Pan Series III – São Paulo, SP, Brasil (setembro/2022): Medalha de ouro.
Agora Fábio e Luiz vão em busca de mais pontos no Chile Open no próximo final de semana (24 e 25 de setembro) na cidade de Santiago.
Entre os dias 14 a 18 de setembro do corrente ano, acontece o Pan Series III na cidade de São Paulo. Este evento de âmbito internacional, conta com atletas no Parataekwondo, no Poomsae, e nas Lutas (Kyorugui) com as categorias cadete, juvenil e adulto.
O atleta Luiz Felipe Aquino entrará em quadra no último dia de evento – 18 (domingo) – juntamente ao seu técnico Mestre Fábio Costa em busca de mais um título em sua carreira e também de pontos no Ranking Mundial e Olímpico. O evento é G-2, o qual o campeão de cada categoria soma 20 pontos nos rankings.
As competições do Pan Series III estão ocorrendo no Comitê Paralímpico Brasileiro, sendo o evento sancionado pela World Taekwondo (WT), promovido pela Pan-American Taekwondo Union – PATU e organizado pela Confederação Brasileiro de Taekwondo – CBTKD.
No canal do YouTube da CBTKD podemos encontrar as transmissões de cada dia do Pan Series III.
A delegação de Mato Grosso do Sul terá em torno de 260 pessoas embarcando para os Jogos da Juventude que tiveram início dia 02 de setembro e irão até dia 17 de setembro, contando com 16 modalidades.
Com o apoio da Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul – FUNDESPORTE através do Governo do Estado, a delegação completa do Taekwondo partiu da Capital no dia 06 de setembro em busca de vitórias, conquistas e experiências inovadoras a serem acrescentadas em seus currículos.
As competições de Taekwondo ocorreram nos dias 07 e 08 de setembro com as disputas individuais, e no dia 09 de setembro, os combates por equipes (05 integrantes), todas sendo realizadas no Centro de Convenções Am Malls Sergipe, em Aracajú.
Os taekwondistas que estiveram representando Mato Grosso do Sul nos Jogos da Juventude 2022 foram: Beatriz Nunes e Yasmin da Silva na categoria feminino, Luan Gabriel Carvalho e Pedro Augusto Preza na categoria masculina, e os técnicos Fábio Costa, Genivaldo e Robson Carvalho, todos sendo filiados a Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul – FTKDMS.
O evento é organizado pela Área de Esporte e Juventude do COB, que oferece suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas e jovens profissionais do esporte, contando com estudantes/atletas de 15 a 17 anos.
Da Equipe Fábio Costa de Taekwondo tivemos duas representantes, Beatriz Nunes lutando na categoria até 55 kg e Yasmin da Silva competindo na categoria até 63kg.
Parabéns meninas!!! Fomos muito bem representados e ficamos na certeza que excelentes resultados estão no caminho de vocês.