Resultado do 3º dia e expectativas para último dia do Taekwondo nos Jogos Olímpicos

 

Se encerra a participação dos nossos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio. Infelizmente a medalha não veio, mas estamos orgulhosos pela dedicação e garra de cada um de vocês.

Na noite passada, o brasileiro Ícaro Miguel (M-80kg) sofreu derrota, em sua primeira luta, para o atleta da Itália, Simone Alessio. Infelizmente, encerrou sua participação nas Olimpíadas de Tóquio, visto que seu adversário não chegou a final, para poder puxá-lo através da repescagem.

Já a atleta Milena Titoneli (F-67kg), ganhou sua primeira luta para adversária Julyana Al-Sadeq, da Jordânia. Nas quartas de final, lutou contra Matea Jelic, da Croácia perdendo, infelizmente a chance da medalha de ouro olímpica.  Porém, a croata venceu as semifinais e, com o resultado, levou Milena para a repescagem e uma chance de estar na briga pelo bronze em Tóquio 2020.

Na repescagem, Milena ainda teve a chance de subir no pódio, mas perdeu para marfinense Ruth Gbagbi, despedindo-se também dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Resultados

Após as surpresas do Dia 2, o Dia 3 da competição de Taekwondo de Tóquio 2020 viu competidores estabelecidos subirem aos pódios.

Classificação – Categoria F-67kg

Matea Jelic da Croácia e Maksim Khramtcov da ROC conquistaram os dois ouros olímpicos no Dia 3 da Competição de Taekwondo, nas categorias F-67kg e M-80kg. Para ambos os atletas, eles fizeram história como os primeiros atletas de seus países a ganharem o ouro no Taekwondo Olímpico.

A prata no F-67kg foi para Lauren Williams da Grã-Bretanha, enquanto a prata no M-80kg foi conquistada por Saleh Elsharabaty da Jordânia. Os bronzes foram para Ruth Gbagbi da Costa do Marfim e Hedaya Wahba do Egito no F-67kg, e para Toni Kanaet da Croácia e Seif Eissa do Egito no M-80kg.

Classificação – Categoria M-80kg

Alguma estabilidade voltou à competição no Makuhari Messe Hall em Chiba, um subúrbio de Tóquio, após as surpresas chocantes do Dia 2. Neste dia, as duas medalhas de ouro foram conquistadas por adolescentes que eram novos participantes na divisão sênior, mas todos os lutadores nas finais de do dia 3 são nomes bem estabelecidos no circuito.

Esta noite, a partir das 22 horas (horário de Brasília), acompanharemos o último dia de competição do Taekwondo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil não terá representantes nas categorias F+67kg e M+80kg, mesmo assim, estaremos ansiosos para conferir os resultados do dia 04.

Destaques
  • Categoria feminino acima de 67 kg
Bianca Walkden (GBR)

Bianca Walkden é tricampeã mundial (2015, 2017 e 2019). Em 2017, ela ganhou o Campeonato Mundial, todos os quatro Grand Prixes e o Grand Slam. No entanto, o título olímpico atualmente a escapa, já que conquistou o bronze no Rio 2016. É provável que, se quiser consertar isso em Tóquio, precise vencer a chinêsa Shuyin Zheng, com quem estabeleceu uma rivalidade emocionante.

 

Shuyin Zheng (CHN)

Shuyin Zheng é a atual campeã olímpica com ouro no Rio 2016. Ela perdeu por pouco seu primeiro título mundial para Bianca Walkden no Campeonato Mundial em Manchester, mas vai tentar consertar isso em Tóquio.

 

 

 

  • Categoria masculino acima de 80 kg
Vladislav Larin (ROC)

Vladislav Larin é outro que espera fazer sua estreia olímpica em Tóquio inesquecível. Sua recente medalha de prata no Campeonato Europeu de 2021 lhe dará confiança de que pode lutar pelo ouro nos Jogos. Antes da pandemia, ele ganhou o ouro no Campeonato Mundial de 2019 e no Grand Prix de Roma 2019.

 

 

Kyo Don In (KOR)

Kyo Don In é outro lutador que estava em boa forma em 2019 antes que a pandemia paralisasse as competições de taekwondo. Ele ganhou o ouro na final do Grand Prix de Moscou, bem como no Grand Prix de Chiba e no Grand Slam Mundial de Taekwondo em Wuxi. Tóquio 2020 marca sua estreia olímpica.

 

 

Fonte: World Taekwondo