Desfecho do segundo dia de competições e novos brasileiros em quadra
O brasileiro Edival Pontes Marques, conhecido como Netinho, estreou com derrota no Taekwondo e foi eliminado em Tóquio 2020. Na madrugada deste domingo, o paraibano perdeu para o turco Hakan Recber em luta válidas pelas oitavas de final da categoria M-68kg.
Com o resultado, Netinho, campeão pan-americano em 2019, precisou aguardar o desfecho da campanha do turco para saber se poderia disputar a repescagem e brigar pelo bronze. Caso ele chegasse à final, o brasileiro poderia voltar a ter chance de medalha. Mas isso não ocorreu. Hakan caiu nas quartas para o britânico Bradly Sinden.
Resultados
Depois de um dia de surpresas em que dois dos maiores nomes do taekwondo pararam nas preliminares, novas estrelas iluminaram o pódio com a medalha de ouro.
Anastasija Zolotic dos EUA e Ulugbek Rashitov do Uzbequistão fizeram história ao ganharem a medalha de ouro no segundo dia da competição olímpica de Taekwondo em Tóquio 2020, nas categorias F-57kg e M-68kg, respectivamente.
Zolotic se tornou a primeira mulher americana a ganhar um ouro no taekwondo olímpico e Rashitov é o primeiro uzbeque a ganhar uma medalha olímpica de qualquer cor no esporte.
A prata no F-57kg foi para Tatiana Minina da ROC, enquanto a prata no M-68kg foi levada pelo britânico Bradly Sinden. Os bronzes foram para Chia-Ling Lo do Taipé Chinês e Hatice Kubra Ilgun da Turquia no F-57kg, e para Hakan Recber da Turquia e Shuai Zhao da China no M-68kg.
Nesta noite adentrando a madrugada, teremos disputas das categorias F-67kg e M-80kg, onde, o Brasil terá dois taekwondistas em quadra, Milena Titoneli e Ícaro Miguel. Confira abaixo a ficha técnica de ambos.
Idade: 23 anos
Categoria: Até 67 kg
Equipe: São Caetano / Two Brothers Team
Principais títulos: 1º lugar Jogos Pan-Americanos 2019, 1º lugar U.S. Open 2019, 1º lugar Campeonato Mundial Militar 2018, 3º lugar Campeonato Mundial 2019.
Ranking Olímpico: 11º
Ranking Mundial: 8º
Idade: 25 anos
Categoria: Até 80 kg
Equipe: São Caetano / Two Brothers Team
Principais títulos: 1º lugar Campeonato Pan-Americano Aberto, 2º lugar Jogo Pan-Americanos 2019, 2º lugar Campeonato Mundial 2019, 2º lugar Campeonato Pan-Americano, 3º lugar Grand Prix Sofia 2019.
Ranking Olímpico: 4º
Ranking Mundial: 1º
Principais adversárias da categoria (F-67kg)
Ruth Gbagbi conquistou o bronze no Rio 2016 e em Tóquio 2020 ela espera se tornar a primeira mulher de seu país a ganhar uma medalha de ouro olímpica. Ela exibiu suas credenciais no Campeonato Africano deste ano, no qual ganhou o ouro. Gbagbi também ganhou o ouro na última final do Grand Prix Mundial de Taekwondo em Moscou em 2019 e ouro no Grand Prix de Sofia.
Lauren Williams é uma das últimas Taekwondistas na esteira de talentos produzida pela Grã-Bretanha. Ela ganhou a prata no Campeonato Europeu deste ano em Sofia, tendo também conquistado a prata no Grand Prix de Sofia em 2019. Tóquio 2020 será sua primeira participação em Jogos Olímpicos e ela sem dúvida tentará repetir o sucesso da companheira de equipe Jade Jones nos Jogos Olímpicos.
Principais adversários da categoria (M-80kg)
Com apenas 19 anos, Maksim Khramtcov tornou-se campeão mundial no Campeonato Mundial de 2017 em Muju. Agora com 23 anos e o atleta mais bem colocado nesta categoria, ele espera poder somar o campeão olímpico à sua já impressionante medalha. Em 2019, ele ganhou o ouro no Grand Prix de Roma, bem como na final do Grand Prix de Moscou diante de sua torcida. Mais recentemente, ele conquistou o ouro no Campeonato Europeu de 2021 em Sofia, na Bulgária.
Milad Beigi Harchegani tentará melhorar sua medalha de bronze olímpica no Rio 2016. Antes da pandemia de 2020, Harchegani estava em forma impressionante, tendo conquistado o ouro no Campeonato Mundial em 2019 e no Grand Prix de Chiba 2019, onde venceu Khramtcov na final. Na final do Grand Prix de 2019 em Moscou e no Campeonato Europeu de 2021 foi Khramtcov quem levou o ouro, então Harchegani lutará para recuperar o primeiro lugar em Tóquio.
Cheick Sallah Cisse conquistou a famosa vitória de último segundo na final do Rio 2016 para dar a seu país a primeira medalha de ouro olímpica. O campeão olímpico fará de tudo para defender seu título em Tóquio. Ele ganhou o ouro no Campeonato Africano deste ano em Dakar, Senegal.
Nós da Equipe Fábio Costa de Taekwondo estamos acompanhando as Olimpíadas e principalmente torcendo pelos nossos representantes brasileiros. Aprendendo cada vez mais, estudando sempre, contemplando impressionantes vitórias e novos rostos no cenário internacional.
Fonte: World Taekwondo e Ge